Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares da web e o principal produto da Fundação Mozilla, a sua mantenedora.
O aplicativo, além de figurar como um dos principais browsers do mundo, é costumeiramente apontado como o mais bem-sucedido projeto de software livre do planeta.
O browser acaba de ganhar uma nova versão, que traz diversas melhorias em seus mecanismos de segurança, além de uma reformulação em algumas de suas ferramentas. O desempenho do navegador também foi melhorado, como de costume.

No último capítulo...
Em sua edição anterior, o navegador da Raposa passou a oferecer maiores funcionalidades para os desenvolvedores, favorecendo o desenvolvimento de aplicações e serviços para a internet.
A respeito da segurança de navegação, o Firefox passou a contar com um mecanismo que bloqueia a atuação de plugins vulneráveis sem a autorização do internauta, e o seu sandbox está ainda mais preciso na identificação de malwares.
As novidades
Uma das novidades que mais chama a atenção na nova versão do Firefox é a adoção de uma nova engine para JavaScript. Agora, o navegador da Mozilla utiliza o IonMonkey JavaScript, que promete melhorar o desempenho do browser em até 26% na execução de códigos desenvolvidos nessa linguagem.

Outra notícia boa é que o Firefox 18 possui suporte ao WebRTC (Web Real-Time Communication), que dá ao navegador a capacidade para conversas VoIP, chats ou conferências de vídeo sem a necessidade de plugins ou softwares de terceiros.
Por padrão, essa funcionalidade é desabilitada no Firefox, mas você pode ativá-la acessando o about:config do navegador e modificando as opções presentes nas chaves “media.peerconnection.enabled”, “media.navigator.enabled” e “media.navigator.permission.disabled” para o valor “True”.
Falando na tela de configurações avançadas do navegador, outras funcionalidades bem interessantes podem ser ativadas por meio da função about:config. É o caso da chave “layout.css.flexbox.enabled”, que permite a utilização do chamado CSS flexbox.
O item “devtools.inspector.markupPreview”, quando habilitado, permite a visualização de uma nova ferramenta direcionada para os desenvolvedores de plantão e facilita a edição do código em sistemas web.

Há mais uma chave interessante que foi inserida no Firefox. Trata-se da “security.mixed_content.block_active_content”, que bloqueia qualquer conexão http quando há alguma página https sendo exibida (página de bancos, por exemplo). Dessa forma, fica mais difícil alguém invadir a sua máquina e roubar os dados de acesso de alguma conta importante.
Nem todas as novidades do Firefox 18 são boas. A equipe de desenvolvimento bloqueou a capacidade do navegador de carregar os fundos animados do Personas. A ideia é reduzir o tempo de carregamento do browser e melhorar o tempo de resposta às ações solicitadas.
Outras melhorias do aplicativo incluem uma melhor qualidade na exibição de imagens para as versões Windows e Linux, um novo botão de impressão para a ferramenta-padrão de visualização de PDFs.
Mande-nos sua dúvida para INFONET.



0 comentários:
Postar um comentário