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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Como compartilhar sua impressora na rede

Trabalhar em rede é uma realidade na maioria das empresas, mas utilizar uma impressora para cada estação de trabalho é simplesmente inviável. Da mesma forma, em residências com mais de um computador, não é necessário — muito menos barato — que você compre um equipamento desse para cada computador da casa.
Se todos os PCs estiverem ligados em rede (independente de terem internet ou não), você pode utilizar a mesma impressora em todos eles. Veja como fazer isso em cada versão do Windows.

No computador onde a impressora está ligada

Windows XP


No Menu Iniciar, clique em "Impressoras e aparelhos de fax".


Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Acesse a área de dispositivos e impressoras. Na janela que se abre, aparecerá um ícone para cada impressora instalada no computador. Clique com o botão direito do mouse sobre aquela que deseja compartilhar e, depois, na opção "Compartilhamento".

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Opções de compartilhamento. Na aba "Compartilhamento", marque a opção "Compartilhar esta impressora". Dê um nome para ela e clique em "Aplicar" ou "OK".

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]


Ative o compartilhamento e dê um nome para a impressora.


 Windows Vista


Acesse o Painel de Controle. Em "Hardware e Sons", clique em "Impressora". Na janela que se abre, aparecerá um ícone para cada impressora instalada no computador. Clique com o botão direito do mouse sobre a qual você deseja compartilhar, e depois na opção "Compartilhamento".


Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]


Acesse as opções de compartilhamento. Marque a opção "Compartilhar esta impressora". Dê um nome para ela e clique em "Aplicar" ou "OK".

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Ative o compartilhamento e dê um nome para a impressora.

Windows 7


No Menu Iniciar, clique em “Dispositivos e Impressoras”.

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Acesse a área de dispositivos e impressoras. Clique com o botão direito sobre a impressora que quer compartilhar e em “Propriedades da impressora”.Acesse as opções de compartilhamento.
Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Na aba “Compartilhamento”, marque a opção “Compartilhar esta impressora”, e dê um nome para identificação.

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Ative o compartilhamento e dê um nome para a impressora.

Nos computadores que usarão a impressora

Windows XP


No Menu Iniciar, clique em "Impressoras e aparelhos de fax". Clique no link "Adicionar uma impressora", que fica na faixa da esquerda da janela, dentro do grupo "Tarefas da impressora".

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Botão para adicionar uma impressora. O Windows inicia um assistente. Selecione a opção "Uma impressora de rede ou conectada a outro computador".

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Assistente para adição de impressora.
Marque a opção "Procurar impressora" e clique em "Avançar".

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Início do assistente para localização de impressora. Serão listadas todas as impressoras instaladas em computadores da rede. Digite o nome que você quiser e, na lista das disponíveis, clique naquela que você deseja instalar. Clique em "Avançar".

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

O Windows lista as impressoras disponíveis. Caso seja exibida uma mensagem de segurança, clique em "Sim". Se você deseja que essa seja a impressora padrão para as impressões originadas desse PC, marque a opção "Sim" e clique em "Avançar", depois em "Concluir" (caso ela seja a única instalada, será automaticamente configurada como a padrão).


Windows Vista / 7


Na área de dispositivos e impressoras, acessível pelo Painel de Controle, clique no botão "Adicionar uma impressora", que fica na barra superior de botões da janela.
Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]


Adicionando uma impressora pelo Windows 7. No assistente que se abre, você deve clicar em “Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth”.

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Clique no botão de baixo para adicionar uma impressora pela rede. O Windows então procura e lista as impressoras da rede. Clique naquela desejada e em “Avançar” a fim de instalá-la. O sistema checa os drivers necessários e você define um nome para ela. Caso seja a única instalada, ela será automaticamente configurada como a padrão. Caso o equipamento não seja identificado automaticamente, você pode tentar usar a opção “A impressora que desejo não está na lista”. Aqui você pode procurar pelo nome do computador e pelo nome da impressora, ou adicioná-la usando um endereço TCP/IP ou nome de host.

Como compartilhar sua impressora na rede [vídeo]

Caso a impressora não seja localizada automaticamente, tente localizá-la pela rede. Repita o procedimento acima para todos os computadores que vão usar a impressora em rede. Após isso já será possível imprimir a partir de qualquer PC da sua rede.


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